sábado, 16 de março de 2013

Tratamentos naturais contra a acne








O que é a acne e como tratá-la? 
 A acne é uma doença da predisposição genética, cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Surgi na puberdade, época em que os hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas os adolescentes, como pode persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, mais frequente em mulheres.

O surgimento das espinhas e dos cravos, ocorre devido ao aumento da secreção sebácea, associada a obstrução da abertura do folículo Pilossebáceo. Estas condições favorecem a proliferação de micro-organismos que provocam inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium Acnes, o agente infeccioso mais comumente envolvido. A acne se manifesta principalmente no rosto, podendo aparecer também nas costas, ombros e braços.

Por ser uma doença de longa duração, a acne deve ser tratada desde o começo. O consumo diário de água é muito importante. Nosso corpo é composto por 70% água. Beber muita água nos ajuda a eliminar o excesso de impurezas do corpo. A recomendação medica é que seja ingerido, em media, de 8 à 10 copos de água por dia, para que a pele fique hidratada. Como a limpeza diária da pele e o uso de protetor solar.

O tratamento pode ser feito com a ingestão de algumas frutas, que ajudam a combater a doença, como o consumo diário do melão e da framboesa, que é rica em zinco, um mineral essencial para o reestabelecimento do equilíbrio hormonal controlando assim a atividade das glândulas sebáceas e o melão ajuda na desintoxicação do sangue, livrando-o de impurezas.

Existem diversos alimentos que auxiliam no tratamento da acne, como o alho fresco e cru (é um antibiótico natural e anti-inflamatório. É muito eficaz para reduzir o inchaço e a vermelhidão, e ajuda a matar as bactérias que causam a acne. Deve ser incorporado na alimentação diária), agrião (é fonte das vitaminas A, E, C e B3, e em cobre, cálcio, fósforo, magnésio e iodo. Também deve ser incorporado na alimentação), pepino (é rico em cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina A, deve ser aplicado na pele), couve (a hortaliça é rica em minerais, como o cálcio, ferro, fósforo, e vitaminas A, do complexo B e C. Ingestão in natura), calêndula (é adstringente, antialérgica, anti-inflamatória, e anti-séptico. Aplicação na pele, em forma de chá feito com as folhas), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário